De: Pedro Figueiredo - "As notícias que não passam na revista da Câmara"

Submetido por taf em Segunda, 2010-07-19 07:09

Das várias notícias desfavoráveis ao actual executivo municipal e que não aparecem, portanto, na revista “Porto Sempre”, destaco duas neste último mês.

1 – A notícia que diz que o Ministério Público declara ilegal o equipamento “Sea-Life”, por exceder a área de impermeabibilização permitida para o Parque da Cidade... Vem em vários jornais “sérios”. Ainda não apareceu nas páginas da revista de propaganda “Porto Sempre”.

2 – A notícia que diz que as esplanadas de Parada Leitão, em frente ao Piolho, foram consideradas pelo IGESPAR atentado ao património por serem construções com carácter “fixo” e “opaco” (palavras minhas) na zona de protecção ao conjunto arquitectónico das Igreja do Carmo e Carmelitas.

3 – A notícia da recusa do executivo em homenagear o escritor José Saramago com o nome de uma rua da cidade do Porto.

Tenho a destacar nesta mesma revista, nas páginas em que aparece sempre o Presidente da Câmara com outras pessoas famosas em acontecimentos sociais, uma fotografia em que Rui Rio aparece ao lado de Belmiro de Azevedo. A legenda: “Na homenagem ao 25 de Abril”. Outras fotos aparecem Sempre Rui Rio, ao lado do Papa, ao lado de Cavaco, etc... Não sabia que Belmiro de Azevedo deu um grande contributo para a Revolução dos Cravos, mas agora já sei. Não sabia que para Rui Rio é mais importante não homenagear um comunista, do que homenagear um escritor prémio Nobel reconhecido em todo o mundo (mundo culto e civilizado). Não sabia que à Câmara era permitido cometer ilegalidades urbanísticas no Parque da Cidade e atentar ao património na Baixa da cidade, não dando cavaco a tribunais, Igespares, etc... enfim, coisas e instituições que só “chateiam” e “complicam”. Assim sendo vou passar também a não ligar ao PDM e aos organismos públicos, Câmara incluída, que só “chateiam” e “complicam”, obrigando-me quantas vezes – que chatice! - a repensar os projectos. Agora já sei. Estamos sempre a aprender.

Pedro Figueiredo