De: Vítor Silva - "Corte de árvores na Circunvalação - Reacções e Propostas"
Há duas semanas divulgamos o abate de árvores que se verificou na Circunvalação bem como a resposta da Câmara do Porto. Depois disso surgiram bastantes comentários que ajudam a perceber um pouco o que se passou e as dúvidas que muitos de nós levantámos. Também no site Árvores de Portugal esta questão foi abordada, Bernardino Guimarães incluiu-a numa das suas crónicas habituais e a Quercus divulgou um comunicado a que nós nos associamos e que lemos na sessão do dia 28-jun-2010 na Assembleia Municipal do Porto. Podem consultar a totalidade desse comunicado no site da Quercus mas destacava o último parágrafo.
“Sabemos que esta empreitada foi da responsabilidade da Estradas de Portugal mas, na medida em que foi feita com o apoio dos serviços da CMPorto, gostaríamos de pedir à Assembleia Municipal que pedisse ou solicitasse aos serviços da câmara ou à Estradas de Portugal o estudo que serviu de base a esta intervenção e o divulgasse ou no site da Assembleia Municipal, ou na sua inexistência, nos sites dos grupos parlamentares aqui representados. Como em muitas situações anteriores, defendemos ainda que as intervenções deste tipo devem sempre ser antecedidas, em prazo alargado, de dois passos imprescindíveis:
- publicação dos estudos de avaliação das árvores (relatórios técnicos e não técnicos), com a indicação explícita da intervenção a executar, do seu autor e da data de publicação;
- informação à população por via de vários canais ao dispor, nomeadamente através da Internet e da afixação de informação, no próprio local, sobre o que vai ser feito.”
Vítor Silva
pela Campo Aberto