De: Pedro Figueiredo - "Rabelos Douro Race"
- fotografia em download ilegal de “A Cidade Surpreendente”
Assisti no passado feriado de S. João à “corrida” deste ano dos Barcos Rabelo no Rio Douro. Muitas centenas de pessoas também o fizeram quer do lado de Gaia quer do lado do Porto. Sugiro aos Autarcas de Gaia e Porto que, para o ano, substituam a “Red Bull Air Race” agora emigrada para Lisboa, por uma versão ampliada e devidamente enquadrada desta regata de Barcos Rabelo.
As vantagens são imensas: Barcos Rabelo não poluem, aviões sim. Barcos Rabelo não são um perigo potencial para os monumentos de proximidade – Pontes da Arrábida, Paço Episcopal, Ponte D. Luís, etc, e o edificado e pessoas em geral, ao contrário dos aviões (sejam caças, aviões de corrida ou o Boeing SETEqualquercoisaSETE que actou no ano passado). Os Barcos Rabelo integram-se na perfeição na economia local que se disse anteriormente – à boca cheia – que a Red Bull Air Race estava a fomentar. Os patrocinadores exclusivos serão evidentemente as marcas de Vinho do Porto : Taylor's, Burmester, Offley, Croft, etc, etc... em vez dessa bebida nada típica do Douro (nem de lado algum) que é a bebida Red Bull...
Neste momento apetece-me pedir contas a quem defendeu o Red Bull com unhas e dentes “quais foram efectivamente os proveitos da economia local que o Red Bull trouxe à cidade?”... Uma “Rabelos Douro Race”, ou “RDR” para os amigos, a realizar-se no Verão de 2010 ou 2011, com provas de vinhos do Porto feitas pelas marcas nas marginais de Gaia e Porto, com “coisas” a acontecer a complementar a corrida no Palácio da Bolsa e nas caves seria, acho eu, um melhor contributo para a economia local, o turismo em geral e todos nós em particular. E não duvido que será um acontecimento de massas ($) e para as massas encherem as marginais. O ambiente agradece.
Pedro Figueiredo