De: Vítor Silva - "O que é que une estas pessoas além do interesse pelo Norte? Isso chega para sustentar um partido?"

Submetido por taf em Sábado, 2010-05-29 18:14

Acho que percebo a tua pergunta, TAF... Para que queremos um partido que tem como único interesse uma região e não tanto uma identidade política, liberal ou socialista, conservadora ou progressista.

A minha resposta é que não precisaríamos de um partido deste género se os outros partidos assumissem a gestão geográfica, solidária e sustentável, do território como um ponto importante das suas missões. Vejo quase como os movimentos relacionados com o ambiente. Não precisaríamos de movimentos específicos se os partidos "generalistas" assumissem de facto essas causas e, repito, assumissem de facto essas causas em vez de se limitarem muitas das vezes a iniciativas que são pouco mais que "greenwashing".

É desta forma que vejo a necessidade deste tipo de partido regionalista. Forçar a que os partidos nacionais percebam que há realidades regionais que têm de ser respondidas.
--
blog.osmeusapontamentos.com

--
Nota de TAF: Certo, Vítor. O que me parece é que um partido é a ferramenta errada para esse efeito. Então que se constituísse um movimento, com gente de vários partidos, destinado a coordenar esforços para fazer passar a mensagem para dentro desses partidos "a sério". Aliás, foi também esse o objectivo inicial da Rede Norte.