De: Geraldo Quintas - "XX Feira de Minerais, Pedras Preciosas e Fósseis"

Submetido por taf em Quinta, 2010-05-27 21:02

No Antigo Átrio de Química, edifício da Reitoria da U.Porto (entrada pela Cordoaria)

Cartaz


Entre os próximos dias 28 e 30 de Maio, o antigo átrio de Química do edifício da Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos) vai estar de portas abertas para acolher mais uma edição - a 20ª - da Feira de Minerais, Pedras Preciosas e Fósseis.

Durante três dias, esta será uma oportunidade única para os admiradores do mundo dos minerais observarem e adquirirem colares, anéis e outros objectos decorativos, feitos nas mais diversas matérias-primas de origem geológica. Entre elas estão as turmalinas de Madagáscar, as crocoítes da Tasmânia, os rubis do Paquistão, as rosas do deserto mexicanas, as ametistas do Brasil ou as bem portuguesas apatites e volframites. Já os amantes da Paleontologia ficarão espantados com as sempre espectaculares trilobites da China ou de Portugal, com os ovos de dinossauro da Mongólia, ou com os insectos aprisionados em âmbar do Báltico, entre muitos outros testemunhos de antigas formas de vida que prometem despertar o interesse dos visitantes.

Tendo como principal objectivo a divulgação das Ciências da Terra em geral e da Mineralogia e Paleontologia em particular, a Feira contará com expositores / vendedores provenientes dos quatro cantos do mundo. Para além de Portugal, também Espanha, França, Alemanha e Brasil estarão representados nos diversos stands da feira. Num evento que habitualmente conta com mais de cinco mil visitantes, a U.Porto procura ainda promover a aquisição de novas peças para os seus Museus e a abertura do espólio da instituição à comunidade. Esta é, por isso, uma boa oportunidade para admirar a colecção da Universidade, exposta na Sala de Mineralogia do Museu de História Natural.

A XX Feira de Minerais, Pedras Preciosas e Fósseis estará patente no dia 28, sexta-feira, das 15 às 20 horas. No fim-de-semana, as portas da Reitoria vão estar abertas das 10 às 20 horas. A entrada é livre e far-se-á pelo Jardim da Cordoaria.