De: Sérgio Caetano - "A couve desperdiçada"
A propósito deste tema, eu vivo na Zona Histórica Virtudes/Miragaia onde existem alguns espaços para cultivo, alguns deles a serem utilizados como é o meu caso. De qualquer forma ao ler as opiniões que já por diversas vezes foram expressadas aqui ocorreu-me uma ideia que acho que podia ser proposta à nossa autarquia.
Na zona onde vivo (e de que muito gosto) há um espaço magnífico que infelizmente está praticamente ao abandono e actualmente está outra vez fechado ao público... Trata-se do Jardim das Virtudes, conhecido por aqui como "horto". Na minha opinião seria perfeitamente possível criar ali um espaço para hortas comunitárias, até porque há ali muitos terrenos fechados e cobertos de mato. Mesmo no espaço aberto ao público (quando está...) podia-se perfeitamente substituir alguns pedaços de relva por hortas. Se acrescentarmos a isto o facto daquele jardim ter nas suas imediações duas escolas (EB 2,3 de Miragaia e Árvore) parece-me que seria interessante envolver também estes estabelecimentos de ensino na dinamização das hortas em conjunto com os moradores. Seria uma forma de dar vida a um espaço deixado ao abandono que pelo desleixo nem sequer é convidativo para os turistas. E são muitos que passam diariamente pelo Passeio das Virtudes mas que não percebem que ali ao lado há um jardim com vistas fantásticas para o Douro.
Já agora fica este desabafo para que a Câmara do Porto cuide do Jardim das Virtudes, abrindo-o ao público com horários fixos e entradas convidativas... Já que a entrada pela Rua Azevedo de Albuquerque é uma verdadeira vergonha e só quem realmente conhece o espaço percebe que ali é uma entrada para um Jardim, por sinal dos mais bonitos da cidade do Porto.
Sérgio Caetano