De: Charlotte Vandersleyen - "O Porto está à venda"
Precisamos de uma estratégia! O Porto inteiro está à venda... pois não passa um dia sem aparecer mais um cartaz. Está quase a cair! Em vez de procurar as razões que levaram ao seu abandono, faríamos melhor pensar nos meios que permitem requalificar.
Desde a classificação do Centro Histórico pela UNESCO parece que algumas pessoas na Câmara abriram os olhos. (Será que o Centro Histórico têm mesmo algum interesse? Ao ver a quantidade de pessoas que preferem comprar apartamentos novos tipo caixote em vez de recuperar as bonitas casas do centro...) Criaram uma loja de reabilitação, belo esforço mas não vão conseguir, sem o investimento privado, reabilitar a Baixa toda. Percebe-se que vendem os apartamentos uma vez restaurados, têm de recuperar o investimento mas não há mercado! O Porto inteiro está à venda.
Há sempre mais gente à procura de uma casa para alugar com um preço decente (e em condições, pois em Portugal só ontem é que descobriram o isolamento térmico e o aquecimento central, somos descendentes directos do homem de Neanderthal, apenas a forma das grutas é que mudou :-p). Se fosse só o preço... (pois é mais caro comprar um ímóvel no Porto do que em Bruxelas, quem diria) sem contar o desleixo da Baixa que torna a zona pouca atractiva, e os inúmeros inquilinos nestas casas antigas que ainda têm contratos antigos onde a renda se encontra congelada e que nem dá para pôr fora. Perde-se um ano para o pedido de licenciamento (nas zonas protegidas é obrigatório), mais um ano de obras se tudo corre bem e se a casa não caiu entretanto, mais o preço das obras, mas um pedido de licença de uso, o dinheiro fica bloqueado 2 a 3 anos, acham mesmo que alguém vai investir assim?
Qual é a estratégia da Câmara Municipal para facilitar os investimentos privados? Redução do tempo de apreciação do projecto? Expropriações? Descongelar as rendas? Seria bom reagir antes que caia!