De: Nuno Quental - "Passadeiras na Rotunda da Boavista"

Submetido por taf em Quinta, 2010-04-15 01:25

Bom, a CMP acha que a rotunda está bem servida de passadeiras! Acho que vou seguir o conselho de um amigo e, numa acção directa, resolver o assunto com as próprias mãos. Quem se voluntaria para ajudar?

Abraços
Nuno Quental

--
From: Conta institucional da DMVP
Sent: terça-feira, 13 de Abril de 2010 16:39
To: Nuno Quental
Subject: passadeiras na rotunda da boavista - NUD 29145/10/CMP

Na sequência do v/ e-mail de 27 de Março de 2010, que agradecemos e que mereceu a nossa melhor atenção, temos a informar V. Exa. que após deslocação ao local por parte dos técnicos da Direcção Municipal da Via Pública se constatou que na Praça Mouzinho de Albuquerque e locais referidos encontram-se já implantadas passadeiras em número suficiente face às características destas vias e às condições de segurança que devem ser salvaguardadas, pelo que não se justifica a implementação de mais passadeiras nestes locais.
No que diz respeito ao tempo atribuído para atravessamento de peões, temos a informar que o sistema semafórico adoptado é o que permite uma maior eficiência do tráfego automóvel numa zona de extrema sensibilidade a congestionamentos.
Para a obtenção de verde para peões, deverá ser accionada a botoneiras existente para o efeito, que permite minimizar os tempos de espera, que no máximo será de 100 segundos.
Desde já agradecemos a atenção demonstrada e manifestamos todo o interesse em atender às sugestões que nos envie.

Com os melhores cumprimentos,
António Matinha
Assistente Técnico da Direcção Municipal da Via Pública
Câmara Municipal do Porto

-----Mensagem original-----
De: Nuno Quental
Enviada: sábado, 27 de Março de 2010 17:21
Para: Gabinete Munícipe CMP
Assunto: passadeiras na rotunda da boavista

Exmo. Sr. Vereador da Mobilidade

A Rotunda da Boavista foi há tempos alvo de uma intervenção que foi, de um modo geral, positiva. Entre outros, pretendia-se que o jardim fosse mais frequentado. Ora é condição absolutamente essencial para que isso possa acontecer que o acesso dos peões à Rotunda seja fácil.

Concretamente, são necessárias passadeiras entre todas as ruas radiais e a Rotunda, o que não acontece em todos os casos. Por exemplo, quem vem da Rua de Caldas Xavier (continuação de Gonçalo Sampaio) tem uma passadeira, mas depois, se quer ir para a Av. da França ou para a Rua de Nossa Sra. de Fátima, já não tem. Para agravar a situação, há inúmeras pessoas que fazem este percurso para aceder à estação do metro. Além de contraproducente em termos de mobilidade, este facto coloca os peões num evidente risco que é perfeitamente evitável. O poder público deverá ser responsabilizado se houver mortes ou feridos, visto que, à face deste email, nada fazer não pode ser sequer uma opção.

Por outro lado, nenhum peão deverá ter de esperar mais de 1 minuto para poder atravessar uma rua em segurança. Os sinais devem estar devidamente calibrados. O sinal no cruzamento da Rua de Caldas Xavier com a Rotunda da Boavista, por exemplo, demora muito tempo a dar passagem aos peões, mesmo depois de se carregar no botão para o efeito (pergunto se estes botões servem para alguma coisa...). De pouco vale a passadeira, pois o sinal está quase sempre verde para os automóveis...

Sugiro que resolvam - e estou disposto a colaborar nisso - os problemas enunciados, os quais se vêm perpetuando.

Cumprimentos
Nuno Quental
Eng. do Ambiente