De: Pedro Nunes - "Linha do Campo Alegre - Proposta do Arq.º Manuel Correia Fernandes"

Submetido por taf em Quinta, 2010-04-01 17:15

Finalmente...
"...construção de uma mega-avenida subterrânea pela qual circulariam automóveis e metropolitano, desde a futura Via Nun"Álvares, no Porto, à Avenida D. Afonso Henriques, em Matosinhos..."

Esta é, sem dúvida (na minha humilde opinião), a melhor opção. Este percurso seria mais curto e incluiria ainda a construção de uma ligação rodoviária há muito planeada e que seria uma alternativa viável ao percurso à beira-mar e ao viaduto do Parque da Cidade. Neste âmbito, gostaria apenas de deixar pendentes uma série de questões sobre o traçado proposto pela Metro do Porto:

  • Porquê a insistência em reconstruir o que está feito, substituindo o actual traçado à superfície em Brito Capelo por um em tudo igual mas subterrâneo?
  • Porque não aproveitar o percurso proposto pelo Arq.º Manuel Correia Fernandes prolongando-o ao longo da Av. Afonso Henriques, em Matosinhos, até Leça da Palmeira, sob Leixões?
  • E porque não prolongar também a outra extremidade de S.Bento até ao Heroísmo onde continuaria pela futura linha de Valbom? Com isso seria construida uma linha diametral ao centro da cidade, e não radial, unindo Leça da Palmeira a Gondomar...

Cumprimentos,
Pedro Nunes