De: Nuno Brito Jorge - "A propósito dos mercados - exemplo de Barcelona (outra vez Barcelona!...)"
Há já algum tempo que me tinha lembrado daquilo que presenciei em Barcelona durante algum tempo - uma política de remodelação de mercados municipais exemplar. Os mercados, alguns quase tão bonitos como o Bolhão (!), foram sucessivamente remodelados resultando em locais agradáveis, onde se podem fazer as compras de forma personalizada, combinando da melhor forma o contacto humano com a diversidade da oferta.
Cada mercado tem secções (peixes, carnes, fruta, verduras, etc.) onde existem bancas com vendedores. Algumas bancas servem também refeições ideais para um almoço rápido de "cozinha de mercado". Para evitar a necessidade de ir a um supermercado comprar "o resto" das necessidades de casa, alguns destes mercados têm também uma loja (tipo supermercado) onde se podem encontrar os produtos que não são vendidos nas bancas, seja o leite, as bolachas ou o detergente para a máquina de lavar.
Este é o site dos mercados de Barcelona, cheio de bons exemplos. O mercado de "La Llibertat" é um dos últimos a ter sido concluído. O de Sarrià também é um óptimo exemplo. O da Boqueria dispensa apresentações, talvez ainda não tenha sido remodelado para manter a imagem de marca que o turista das Ramblas procura. Espero que possa servir de inspiração pois acredito que além de defender aquilo em que acreditamos devemos procurar a solução nas melhores práticas conhecidas. Apesar de acreditar pouco na vontade da maioria dos portugueses/portuenses de fazer as suas compras indo de Metro ao mercado, acredito que se as condições adequadas forem proporcionadas as mentalidades podem mudar. Tenho a certeza que eu seria um feliz cliente!
Cumprimentos,
NBJ