De: Charlotte Vandersleyen - "Metro na Boavista"

Submetido por taf em Sexta, 2010-02-19 12:54

Concordo totalmente com a opinião de Tiago Azevedo Fernandes acerca da Linha da Boavista. Queria também acrescentar que se é para construir umas novas linhas de metro, outras zonas precisam mais delas do que a Av. da Boavista. Além de já ter uma ligação à Foz pela linha azul, temos de considerar o facto que quem tem dinheiro para comprar casa naquele tronco entre a rotunda da Boavista e a Foz, tem dinheiro para andar de Porsche e por isso não é propriamente o público alvo para andar de transportes públicos.

Enquanto as zonas que mais precisam de metro, acho que seria o caso

  • - da marginal entre a Foz e o Freixo,
  • - da estrada da Circunvalação entre Sra. da Hora e Gondomar
  • - e de outra linha entre Aliados -> Clérigos -> Palácio de Cristal -> faculdades de letras, arquitectura, ciências -> rua do Campo Alegre até o fim -> Foz

Estes percursos criariam caminhos alternativos transversais (sem passar pelo centro), que permitiriam reduzir o trânsito na Trindade e ganhar tempo para quem tem que voltar para trás na linha amarela. Relativamente à linha Boavista -> Foz, porque é que andam a tirar as linhas de eléctrico se é para substitui-las com linhas de metro? Também acho que distâncias mais compridas devem ser efectuadas de comboio e não de metro, assim a ligação à Maia, Vila do Conde e Trofa nem devia fazer parte da rede de metro mas sim da CP.

De um ponto de vista mais geral acerca dos transportes, acho o sistema de zonas totalmente ineficiente, pois além de ter um passe tenho de comprar outro bilhete quando mudo de itinerário. Porque não inspirar-se do sistema intermodal em vigor na zona de Lisboa? As paragens de autocarros também nem sempre correspondem às paragens de metro. Tem às vezes 3 ou 4 paragens seguidas no mesmo sítio o que obriga alguém que pode apanhar um ou outro autocarro ficar entre as paragens e correr para a paragem certa em função do autocarro que chegue primeiro…

Quando é que lançam um concurso público para a rede de transportes? :)

C. Vandersleyen