De: José Ferraz Alves - "O voluntariado é a melhor escola para desenvolver o empreendedorismo nos jovens"
Na minha última entrevista na RTV, Sónia Fernandes apresentou o seu projecto Pista Mágica, Escola de Voluntariado. Entre outras coisas, fiquei a saber que os financiamentos bancários podem até ser novas formas de escravatura, que na Europa vivemos numa redoma de luxo, que caridade é uma palavra bonita, que é preciso saber dar pequenos passos, consistentes e persistentes, que os escuteiros foram a sua melhor escola para a criação de planos de investimento, da importância das instituições e da organização … enfim, que é preciso saber planear o nosso projecto, ter bem definida a nossa missão, ter visão e saber o que se pretende ser daqui a alguns anos.
Alguns trabalhos académicos têm concluído por uma correlação entre a participação em movimentos associativos de estudantes e a capacidade de empreender, empresarialmente. Numa altura de discussão do OE 2010, em que me impressionou o número de Fundações e Associações que actuam nas áreas sociais, pergunto a estas Instituições se não estará na altura de juntarem às suas motivações também algum investimento na capacitação e no desenvolvimento de competências dos seus voluntários.
A Pista Mágica é um exemplo de empreendedorismo social, dado que a motivação para a sua missão é o reforço das competências na prestação do apoio aos mais desfavorecidos. Só num segundo momento procura a auto-sustentabilidade e estruturou-se sem dependências de subsídios. Cobra pelos serviços que presta. Cabe à sociedade civil e à responsabilidade social empresarial apoiar estes projectos, não por favor, mas na busca de uma resposta profissional à necessidade de desenvolvimento de mais planificadas respostas na resolução dos problemas sociais.
José Ferraz Alves
Rede Norte