De: Frederico Torre - "Aqueles de nós que trabalhamos..."
Como seguidor deste blog desde há muitos anos, noto uma tendência que me preocupa em muitos daqueles que participam... Parece que a cada dia que passa é cada vez mais mal visto aqui pertencer à comunidade de pessoas que trabalha, gera riqueza e ganha poder de compra, consegue com o seu esforço e suor (e não com o apoio do Estado) comprar uma casa no centro da sua cidade (quarteiroes da SRU) ou num local com vistas para a espectacular foz do Douro (futuro Aleixo).
Alguém me pode explicar afinal porque tem esta "classe" média/alta menos direito que o resto da sociedade a viver onde deseja? Afinal, não é exactamente essa "classe" responsável pela grande maioria dos impostos pagos no país que permitem depois ao Estado (e bem) apoiar a população que por qualquer motivo necessite, dando-lhe acesso, entre outras coisas, a habitação? Então gera a riqueza e partilha-a só para depois ter menos direito que aqueles com quem partilhou?
E já agora, porque é que é tão errado comprar um piso e arrendá-lo? Não é exactamente esse mecanismo que permite a muita gente que não tem possibilidade de comprar de viver no centro da cidade?
Por favor, expliquem-me isto...
Frederico Torre
PS - Sim, muito provavelmente faço parte dessa "classe" média e espero que um dia da alta. Não, não tenho nenhum piso em aluguer no centro da cidade. Pago impostos (em Espanha, onde trabalho) não só por obrigaçao mas também porque acredito que compete ao Estado dar a todos as mesmas condições que eu tive para também eles criarem riqueza. Não vejo é porque devo ser penalizado por isso...