De: Pedro Lessa - "Bolhão"

Submetido por taf em Sábado, 2006-07-22 12:10

Não percebo como ainda me surpreendo com as iniciativas desta câmara. Isto a propósito da constituição do Júri para as propostas do Mercado do Bolhão.

Num concurso onde os critérios de avaliação incidem 70% em aspectos técnicos, não existe no referido Júri um único arquitecto. Todo este processo do Bolhão, desde quando a figura suprema desta câmara tomou posse, se tornou uma anedota de mau gosto, dando, como sempre, uma imagem péssima da nossa cidade. Quando até já existia um projecto, onde foram gastos quase 200 mil contos em honorários, não se percebe qual a intenção de o deitar para o caixote do lixo. Acompanhei de perto a evolução deste projecto, do arq. Joaquim Massena, o qual desde o início respeitava todo o Mercado numa perspectiva de Remodelação, mantendo-se praticamente inalterável, inclusivé mantinha toda a vivência interior num claro respeito e preservação dos seus comerciantes. Parece que agora querem transformar aquilo em mais um shopping.

A este propósito recomendo vivamente a este sinistro Júri, e a quem estiver interessado, uma visita ao Mercado Municipal de la Boqueria, em Barcelona, para se perceber o que é uma remodelação de um mercado tradicional, dentro da cidade, com os mesmos comerciantes e para as mesmas pessoas. Sempre que lá entrei o movimento era bastante intenso. É que só em Barcelona existem cerca de 40(!) mercados municipais.

Esperemos para ver o que dá este espantoso concurso, com este espantoso Júri. Claro que que nele não poderia faltar a personagem da Sra. D. Laura. Esperemos que a proposta vencedora não seja a do mesmo arquitecto que interveio recentemente no Cinema Batalha.

Cumprimentos,
Pedro Lessa.
pedrolessa@a2mais.com
www.architecturalroutes.com