De: Associação dos Comerciantes do Porto - "Red Bull Air Race"
Comunicado de Imprensa - Red Bull Air Race
A Direcção da Associação dos Comerciantes do Porto, após informação que a prova Red Bull Air Race pode ser transferida para outro local que não o Porto, faz saber:
As corridas Red Bull Air Race, segundo dados da organização, tiveram a participação de um milhão de pessoas nas margens do Rio Douro. O evento foi transmitido por várias cadeias de televisão para todo o mundo e foi considerado até hoje um dos maiores eventos desportivos realizados em Portugal. As corridas Red Bull Air Race são uma excelente forma de promoção turística da região e uma verdadeira oportunidade para dinamizar e fortalecer o comércio tradicional.
A taxa de desemprego no distrito do Porto é uma das mais elevadas do país, mas mesmo assim não existe preocupação pelo poder central em promover a região. Cada loja que fecha aumenta o número de desempregados. E para esta situação galopante e preocupante o Governo não parece inquietar-se. A ACP olha para o turismo e grandes eventos como mais uma janela de oportunidade para o comércio e não pode ficar indiferente a esta situação.
O comércio tradicional precisa de incentivos. São muitos os turistas a usufruírem de bens e serviços da região. Não se compreende como é que os grandes patrocinadores do evento – TMN, EDP e GALP, têm nos seus conselhos de administração elementos nomeados pelo Governo e não ouvimos vozes de preocupação referentes ao comércio nesta região. São muitos os prejuízos directos e indirectos que a deslocalização do Red Bull Air Race trará para o nosso comércio, para os nossos comerciantes. Falamos de pessoas que contribuem para economia do país, não podem esquecer sempre os mesmos.
A ACP, por tudo isto enunciado, apela ao boicote no consumo dos produtos da TMN, GALP e EDP. É o nosso protesto. Só falta tirarem o Vinho do Porto e o Futebol Clube do Porto à região do Norte.
Nuno Camilo
Presidente da Direcção da ACP