De: Pedro Menezes Simões - "Fundo para captação de Congressos"
Aproveito para alertar para a criação de um fundo de captação de congressos com mais de 1000 participantes. O Porto (região) pode e deve aproveitar este fundo para reforçar o seu posicionamento como cidade de congressos internacionais de média dimensão.
Resta saber para que actividades pode ser utilizado o fundo. As principais dificuldades com que a região se depara, para captar este tipo de eventos, estão relacionadas com o desconhecimento do destino nos mercados emissores, nomeadamente das suas infraestruturas e oferta relacionada com Turismo de Negócios (a oferta existe, os "meeting planners" é que não a conhecem, sendo normalmente difícil convencê-los até a vir conhecer a realidade local... que normalmente os surpreende positivamente).
Vencida esta barreira inicial, a grande dificuldade são as acessibilidades - o Aeroporto Francisco Sá Carneiro não tem ligações internacionais adequadas, e neste mercado as low cost não são uma alternativa. É também por isso que é tão importante este nicho turístico - a existência regular de congressos internacionais permite alimentar as ligações aéreas regulares das companhias tradicionais - que, sendo importantes para o turismo de negócios, são uma condição essencial para que a região consiga atrair investimento estrangeiro ligado ao sector dos serviços (e não só). Esperemos que este novo fundo contribua para reduzir estas dificuldades.
Sugestão de leitura: Perfil do turista que visita o Porto e Norte de Portugal