De: Bárbara São Martinho - "Projecto Europeu CiViTAS ELAN implementará medidas inovadoras de Mobilidade na cidade do Porto"

Submetido por taf em Quinta, 2009-11-26 14:11

A iniciativa CiViTAS, lançada pela Comissão Europeia (CE) no ano 2000, apoia cidades europeias com intenção de introduzir e testar medidas ambiciosas e inovadoras visando a melhoria local.
O Projecto completou recentemente um ano de existência na cidade do Porto. Esta primeira fase foi, essencialmente, de recolha de dados e estudos que possibilitarão a implementação das medidas a curto prazo. Prevê-se que durante o próximo ano sejam implementadas todas as medidas. O apoio da CE às cidades pretende atingir os seguintes objectivos:

  • Promoção e implementação de medidas de transporte urbano sustentável, limpo e económico;
  • Implementação de medidas integradas de tecnologia e política de transporte;
  • Criar e apoiar a cooperação entre cidades e a disseminação de resultados dentro do espaço local, nacional e europeu.

A cidade do Porto participa nesta iniciativa através de um consórcio de instituições locais que pretende desenvolver medidas efectivas para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e difusão de boas práticas de mobilidade sustentável. As medidas a implementar na cidade do Porto serão focadas na zona da Asprela (freguesia de Paranhos), sendo estas:

1.5-OPO Autocarro ultra-leve
Pretende-se desenvolver um protótipo de autocarro fabricado com materiais ultra-leves que será testado na área de intervenção em serviço shutlle.

2.10-OPO Estudos para uma nova interface de transportes
O principal objectivo é a realização de estudos técnicos e económicos indispensáveis para o lançamento de um concurso público para a concepção, construção e operação desta infra-estrutura.

3.5-OPO Plano de Mobilidade da Asprela
O Plano analisará localmente todos os modos de transporte existentes e proporá acções específicas que deverão ser implementadas no âmbito do projecto CiViTAS ELAN. Serão aplicadas técnicas inovadoras para a realidade da cidade como a prioridade ao transporte público nas intersecções semafóricas, estudadas com um software especialmente concebido no âmbito do projecto.

4.14-OPO Loja da Mobilidade
Será implementada uma Loja da Mobilidade com diversos serviços de gestão de mobilidade, desenvolvendo, para tal, campanhas informativas e de sensibilização. Esta será a sede do projecto CiViTAS ELAN no Porto e o principal local para a participação pública no projecto. A Loja da Mobilidade será instalada na zona frontal do Hospital de São João.

6.4-OPO Novos serviços de Mobilidade
Serão implementados e testados serviços inovadores de transporte na zona de intervenção do projecto:
- Sistema de aluguer de bicicletas;
- Plataforma de partilha de veículos (carpooling);
- Serviço de transporte a pedido (DRT - Demand Responsive Transport)

8.8-OPO Informação Móvel de Mobilidade - Sistemas de Telemática
A medida contempla o desenvolvimento de Sistemas de Informação e Comunicação de base tecnológica que possibilitarão disponibilizar ao utilizador informação em tempo real sobre transportes públicos (percursos, horários destino, paragens e tempo de espera).

O consórcio europeu é constituído pelas cidades de Ljubljana, Porto, Gent, Zagreb e Brno. Os parceiros locais que aceitaram ter uma contribuição directa nas medidas a implementar na cidade do Porto são: Câmara Municipal do Porto (coordenadora), FEUP, STCP, Metro do Porto, ANTROP, OPT, Universidade Fernando Pessoa e FCUP.

--
Bárbara São Martinho
Dissemination Manager e Measure Leader do Projecto Europeu CiViTAS ELAN