De: TAF - "O Cineclube"

Submetido por taf em Terça, 2009-11-17 12:47

Analisando as posições públicas do Movimento e da Direcção, não se consegue perceber até agora, em nenhuma delas, que rumo defendem para o futuro do Cineclube do Porto, que soluções propõem para a actual situação difícil. Valia a pena adoptar uma postura construtiva e submeter aos portuenses em geral as ideias que eventualmente tenham, até porque esses outros portuenses poderão também querer ajudar. ;-)

A propósito, dois apontadores:

Na cidade existem inúmeras instituições/associações, formais ou informais, ligadas ao Cinema, directa ou indirectamente. Desde cineclubes mais "sérios" ou tipo "clubes de amigos", à Escola das Artes da Católica, Serralves, o Fantasporto, a própria RTP, etc., etc. Por que não tentar reunir competências e procurar de forma mais cooperativa uma solução para o Cineclube do Porto?

Pela minha parte, sugiro a utilização d'A Baixa do Porto, se acharem útil, para promover este debate. O espaço está à disposição para apresentarem a situação, divulgarem o património, incentivarem a participação de outras entidades. Por vezes não há nada como um post bem feito, cordial e claro, para dar início a algo com boas perspectivas de futuro. Nem que seja a fazer uma lista dessas entidades e das eventuais hipóteses de colaboração. Eu próprio sou o "dono" de um projecto que neste momento está parado mas que espero reactivar em breve: o 7arte.net - foi durante vários anos o mais popular site de Cinema em Portugal. Se calhar há também aqui sinergias a explorar, até porque em simultâneo sou o responsável pelo serviço de fornecimento de dados para google.pt/movies (esse sim em actividade).

Por que é que as pessoas hoje em dia hão-de ir a um cineclube? Não é certamente só para ver Cinema, porque isso podem fazer em casa com um DVD, se calhar até em melhores condições. Se forem é, como dantes, para conversar depois. Talvez por aqui passe uma estratégia de recuperação.

PS: Entrevista do MCCP ao programa 'Portugal em Directo' da Antena 1