De: Luís Gomes - "Não Debater o Porto2009"

Submetido por taf em Sexta, 2009-10-02 22:04

Vi, li, e meditei sobre os argumentos de votar em branco. Tudo normal, é democrático votar em branco, manifestar desagrado ou informação suficiente para tomar uma escolha em consciência. Parece-me é que não pode ser argumento para quem expõe aqui as suas ideias regularmente, lê as dos outros e consegue chegar a um patamar de influência do pensamento que o comum cidadão que se manifesta no café ou na paragem de autocarro não conseguirá. Quero com isto dizer que ao estarmos a expor os nossos pensamentos no blog, temos uma oportunidade inigualável de falar para os cidadãos e para os decisores.

Tiveram 8 anos (nalguns casos 4) para apresentar propostas, soluções alternativas, para integrar grupos de cidadãos, partidos ou outra qualquer força associativa que se faça representar. Propus aqui inclusive uma iniciativa denominada Debater o Porto 2009, que não era mais do que a constituição de um conjunto de ideias e princípios, aos quais os candidatos poderiam adoptar, recriar, melhorar. Decidi desistir porque entendi que os mesmos que criticam o actual estado de coisas são aqueles que nos "cortam as pernas" ao primeiro passo.

Ainda assim, fico satisfeito por ter visto Elisa Ferreira "agarrar" o Turismo como vector fundamental da promoção económica do Porto, e Rui Rio implementar um plano de ciclovias, plano esse que me parece ter sido executado de modo apressado e sem uma prévia sensibilização dos portuenses. Infelizmente, tive já a oportunidade de assistir a um acidente na Avenida Boavista no cruzamento da entrada norte do Parque da Cidade entre uma bicicleta que não respeitou a sinalização e um automobilista que atravessava o cruzamento. Péssimo serviço aquele, a fila de trânsito de quem vem do Garcia de Orta para a Avenida da Boavista fica gigante porque o cruzamento foi encurtado de 4 para 3 faixas. Aproveito para continuar a minha campanha a favor da sinalização do "Abrande, radar 50KM" nos semáforos com radar. Um dia alguém vai ouvir-me e o trânsito irá fluir melhor.

Quanto à sondagem? Bate certo com o que se ouve no mercado, na farmácia ou no metro. Esse sim o meu barómetro livre de "inocentes bloggeiros disruptivos".

Declaração de voto: Rui Rio

Obrigado
Luís Gomes
--
Nota de TAF: não sei se terei entendido bem este texto, mas não me recordo (posso estar esquecido) de ter visto aqui no blog ninguém defender o voto em branco nas autárquicas. Já agora, quanto aos debates, realizaram-se inúmeros eventos e eu próprio participei nalguns deles, por iniciativa de vários partidos e de associações ou movimentos de cidadãos (assim de repente, julgo que todos os principais partidos, Associação Comercial do Porto, Universidade Católica / Público, Universidade do Porto, Associação de Cidadãos do Porto, Plateia, Diocese do Porto, Campo Aberto, Câmara Municipal do Porto, CCDR-N, Fundação de Serralves, Fundação Spes, Junta de Freguesia de Paranhos, Junta de Freguesia de Nevogilde, Jornal de Notícias, Semanário Grande Porto, Piolho, Inner City, Porto Laranja, ...)