De: Miguel Barbot - "Rui Sá privilegia cooperativas"
«O candidato da CDU à presidência da Câmara do Porto, Rui Sá, pretende que as cooperativas de habitação figurem como parceiros prioritários do município. Ainda de acordo com o (ainda) vereador da autarquia, as cooperativas têm projectos para a cidade. No entanto, denunciou, a autarquia "trava" os seus objectivos através dos meandros burocráticos.
Rui Sá reuniu-se com dirigentes de cooperativas de habitação económica, tendo apontado aqueles organismos como essenciais para combater a especulação imobiliária. Neste sentido, falou de uma cooperativa da Rua da Boavista, da cidade do Porto, "que conseguiu colocar à venda T3 a 14 mil contos". Trata-se, acrescentou Rui Sá, de um projecto de Siza Vieira com garantia de qualidade de construção de 15 anos.
O candidato da CDU lamentou o facto do Porto perder, por dia, dez residentes. E valorizou o papel das cooperativas na inversão do despovoamento da Baixa. Rui Sá disse que, entre 1981 e 1991, a única freguesia com crescimento demográfico foi Aldoar, "devido ao boom das cooperativas de habitação".
Preconizando, da parte da autarquia, a disponibilidade de terrenos, o candidato comunista referiu-se, também, às cooperativas como espaço de aprendizagem cívica e democrática, porquanto os associados gerem um espaço comum. Paralelamente, as cooperativas "são preponderantes para resolver a escassez de habitação social". Assim, deverão ser "o braço armado das câmaras".»