De: Luís Gomes - "Listas PS e PSD Porto"
Porque as autárquicas não se fazem apenas dos cabeças de lista, fiz uma pequena pesquisa para perceber quem são os candidatos às Juntas de Freguesia em particular daquela onde votarei. E descobri algumas maravilhas do poder local:
PS: No site da candidatura, não consta (pelo menos junto das demais listas candidatas) os candidatos às juntas. O cidadão é obrigado a levantar o pescoço para ver o candidato, nos pequenos outdoors e cartazes de plástico espalhados pelos lampiões. Mas nem tudo é mau, existem 4! candidatas mulheres com traços notórios de juventude. O lado menos positivo é que apenas uma tem reais hipóteses de vitória (Miragaia).
PSD/CDS: Foi fácil encontrar os candidatos no site. A mensagem que é passada é claramente de renovação e de juventude: 8 em 15 candidatam-se pela 1ª vez, e mais de duzentos candidatos com menos de 35 anos. Será isto realmente verdade? Talvez. Tal como no PS, dos 8 "novos" candidatos, apenas 2 têm uma boa herança (leia-se a presidência já é de direita). E candidatos jovens? Não fui contá-los a todos de facto, mas reparei que vários candidatos que se apresentam nas Juntas repetem-se na Assembleia Municipal (terão contado duas vezes?). Pior é a questão da paridade, o PSD/CDS apenas apresenta DUAS MULHERES, isto pode? Das duas, apenas UMA tem hipóteses de ser ELEITA presidente de junta.
Sobretudo o que salta mais à vista é o desperdício de recursos com a divisão administrativa e territorial por 15 Juntas. Foz + Nevogilde e Sé + São Nicolau + Vitória são junções óbvias e, em tempos de crise, espero que o próximo Governo tenha a coragem de avançar com a reforma do poder local.
Um exemplo da intervenção das juntas junto das câmaras seria, por exemplo, no caso de Nevogilde e Foz do Douro requererem a colocação de avisos de limite de velocidade nas suas artérias. É ridículo a quantidade de radares na Avenida Boavista, na Avenida Brasil e no Passeio Alegre, não deixa de ser ridiculo a quantidade de vezes que lá se passa e há sempre alguém que faz o favor de disparar o radar porque circula a mais de 50 Km/h. Não seria útil uns avisos de radar a 100/200 metros do semáforo? Não seria útil estes senhores das juntas seguirem o exemplo do autarca da Covilhã que criou uma parceria com um conjunto de serviços de saúde/lazer para os aposentados?
Um abraço,
Luís Gomes