De: Carlos Manta Oliveira - "Ramal da Alfândega"
Na sequência da informação partilhada por Pedro Marinho, a quem dou os parabéns, quer pelo iniciativa de contactar a CMP para oferecer sugestões (e não só reclamações), quer por partilhar essa informação connosco, venho sublinhar alguma da informação.
A primeira é que me parecem muito interessantes alguns dos traçados de ciclovia propostos, nomeadamente a ligação do Pólo Universitário da Asprela à estação de Campanhã, e a "enorme" ligação desde o mesmo pólo à Arca d'Água (U. Fernando Pessoa), Francos (interface Metro?), Bessa e "fundo" de Campo Alegre, futuro parque da Pasteleira. Desta última não temos o traçado, mas é fácil de ver que é estruturante, "rasga" a cidade de um lado ao outro, e tem a possibilidade de eventuais interfaces com linhas do Metro, existentes e futuras. Seria excelente haver uma discussão pública... Não sei se será mais próxima à VCI, ou mais próxima à Boavista, mas de algum modo "aproxima" também os pólos universitários. Ambas as linhas parecem-me claramente não de lazer, mas de mobilidade.
As más notícias são a "ciclovia das Fontaínhas", que usaria a linha do Ramal da Alfândega, e assim inviabiliza a utilização para eléctrico ou comboio da mesma. Parece-me a mim uma solução muito infeliz. Se a ciclovia da Marginal é claramente de lazer, subir até às Fontaínhas não será de mobilidade... e de lazer só mesmo para os mais radicais. Haveria a vantagem de interface com o Metro, mas para isso já há o elevador dos Guindais.
Quem dera que a discussão destes projectos fosse pública para os cidadãos e futuros utilizadores poderem dar os seus contributos!
Cumprimentos,
Carlos Manta Oliveira