De: Vítor Silva - "Sobre as bicicletas na cidade"

Submetido por taf em Sábado, 2009-08-29 17:43

Caro Pedro Aroso, gostava de ouvir um argumento mais sólido em relação à eventual utilização de bicicletas na cidade do que um "acredita mesmo que a bicicleta pode vir a ser um transporte alternativo, numa cidade com a morfologia e o clima do Porto", é que parece-me quase aquele argumento de que não podia haver metro no Porto por causa da dureza do seu solo. Em relação à orografia da cidade realmente não conheço a realidade de outras cidades que possam ser invocadas positivamente para a utilização de bicicletas mas no que diz respeito ao clima tenho ideia que Londres, Amesterdão, ou na verdade qualquer cidade da Europa Central ou do Norte têm um clima bem mais problemático que o nosso.

Em economia costuma-se falar muito em incentivos... se calhar se derem os incentivos correctos para as pessoas andarem mais de bicicleta e menos de outros transportes individuais esses hábitos começam a mudar. Finalmente sugiro a leitura do artigo do TAF sobre a sua experiência pessoal com bicicletas na cidade: "Como as deslocações são habitualmente curtas, conjugando o metro com a bicicleta (para a qual as carruagens têm lugar previsto) desconfio que vou continuar nesta onda radical"

Só mais uma coisa em relação a linhas de bus, às vezes acções bem intencionadas têm efeitos não esperados e realmente nem todas as linhas de bus fazem sentido. Eu percebi isso por experiência própria e através de um artigo que li há uns tempos chamado "AVALIAÇÃO DOS IMPACTES OPERACIONAIS DECORRENTES DA INTRODUÇÃO DE CORREDORES BUS EM AMBIENTE URBANO" e que foca o caso especifico da Rua da Constituição no Porto.

Caro Luís Gomes, quando refere que "o aparecimento de candidatos autárquicos e apoiantes declarados que partilham os seus pontos de vista, estão directa ou indirectamente a inquinar o debate online." eu por acaso tenho uma ideia totalmente inversa. Acho que ter a oportunidade de incluir os meus textos e opiniões num site que pelos vistos é lido e tem a participação de políticos ou candidatos a funções políticas/públicas é na verdade uma grande mais-valia... Eu pelo menos não sei a quem me poderia dirigir (em qualquer um dos partidos) se quisesse partilhar alguma ideia com eles.
--
blog.osmeusapontamentos.com