De: Soares da Luz - "Os Jardins do Palácio de Cristal e o Referendo"

Submetido por taf em Sábado, 2009-08-29 16:25

O Movimento ”Defesa dos Jardins do Palácio de Cristal”, propõe aos portuenses que se pronunciem quanto à construção de edifícios para congressos nos Jardins do Palácio de Cristal através de referendo que coloca a seguinte pergunta:

“CONCORDA COM A CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS NOS JARDINS DO PALACIO DE CRISTAL PARA UM CENTRO DE CONGRESSOS?”

Uma Cidade não é propriedade de uns poucos. Na Cidade, a liberdade deve ser como o ar que respiramos. Na Cidade, os bens comuns subtraem-se ao domínio e à posse exclusivista. Na Cidade, os espaços públicos oferecem-se, sem barreiras, como ocasião de partilha da diferença, de convívio entre iguais, de cidadania cosmopolita. Jardins, praças, ruas, alamedas, praias: lugares comuns porque de todos e de todas, sem pontos de vista privilegiados, abertos até ao infinito no dia-a-dia da cidade. Densidade, complexidade e profundidade relacional, contra a lógica simplista da acumulação e do lucro. Já Eugénio de Andrade lembrava a «tarde que com a Sophia passei nos jardins abandonados da Quinta do Campo Alegre (…), o negrilho da Cordoaria, as tílias do Palácio, as magnólias de S. Lázaro, o jacarandá e o cedro glauco do Largo de Viriato». Esta é, pois, a cidade que, por acaso de nascimento ou por escolha de vida é a nossa! Cidade que odeia as palavras e os actos vis; urbe de honradez; «granito de oiro velho», punho erguido na liberdade dos gestos; desassossego e luta.

Cidadãos e cidadãs do Porto,
Uma cidade é una e íntegra. Quando nos querem mutilar, roubando-nos os Jardins do Palácio de Cristal, o lago e as árvores da infância e da memória, as vistas repousadas sobre o Douro, é contra o mais profundo de nós que atentam. Nenhum pedaço do Porto pode ser vedado aos usos cidadãos sem que cada nervo da cidade se revolte! Estas são as razões porque nós: NÃO CONCORDAMOS COM A CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS NOS JARDINS DO PALÁCIO DE CRISTAL PARA UM CENTRO DE CONGRESSOS. Esta é a razão porque queremos dar a voz aos cidadãos e cidadãs do Porto com o REFERENDO.

RECOLHA DE ASSINATURAS:
Todas as terças feiras das 16h até às 18h, todos os Sábados das 11h até às 15h
Na Rua Santa Catarina – Em frente ao Café Majestic

Pelo Movimento Defesa dos Jardins do Palácio de Cristal
Soares da Luz - 919920374