De: Nuno Quental - "Alternativas à construção no Palácio procuram-se!"

Submetido por taf em Sábado, 2009-08-15 23:49

Viva!

Creio que o debate sobre a intervenção no Palácio de Cristal foi bastante esclarecedor. Na minha opinião a ideia da AEP e da CMP é boa e necessária não só para dar de novo uso ao Pavilhão Rosa Mota mas também para evitar a falência do Coliseu do Porto, conforme explicou o Eng.º António Barros. Incrível como numa primeira fase Rui Rio convidou os Srs. de Lisboa, da Parque Expo, para vir gerir o Rosa Mota. Um dos problemas das pessoas em certos cargos é não pensarem devidamente nas consequências dos seus actos. Querem resolver problemas, mas ignoram que por vezes criam outros mais graves.

Bom, a situação é a seguinte, a meu ver: temos um bom conceito com um mau projecto e com um péssimo processo. Com "péssimo processo" refiro-me à ausência de discussão pública anterior à decisão política. O projecto é mau porque prevê nova construção nos jardins do Palácio. Não irei repetir os argumentos já aqui lançados pela Campo Aberto e por várias pessoas sobre isto.

O objectivo desta mensagem é avaliar alternativas. Alternativas que viabilizem o conceito original e que não obriguem a qualquer nova construção nos jardins do Palácio de Cristal. Penso que existem, basta que haja também vontade de as procurar. O que estaria em causa, portanto, é a localização das salas anexas que segundo a AEP são necessárias para viabilizar o centro de congressos. Deixo aqui duas propostas concretas, mas agradecia que enviassem outras hipóteses e comentassem as minhas:

  • - usar o edifício enorme da reitoria, fazendo-se uma passagem aérea sobre a rua;
  • - ou usar os edifícios da rua de Entre Quintas, bem perto da biblioteca AG.

Sei que no primeiro caso o espaço já tem destino, mas será que vai ocupar todo o edifício? É que aquilo é muito grande! Talvez a UP possa entrar no consórcio... Aproveito para perguntar, leigo que sou na matéria, que congressos juntam 6000 pessoas... É que falando com pessoas habituadas a organizar congressos todos me disseram que normalmente andam na casa das 500-1000 pessoas...

Abraços
Nuno Quental
--
Nota de TAF: julgo que está implícito neste post do Nuno, mas de qualquer modo aqui fica a informação de que a Reitoria da UP já não está no ex-CICAP (para onde vai a Faculdade de Farmácia e o ICBAS), mas sim nos Leões.