De: Carlos Manta Oliveira - "Só o Porto ou Grande Porto?"
Li hoje que a redacção da SIC se vai mudar para Matosinhos. Esta semana li também que os CTT vão mudar a distribuição de Vila Nova de Gaia para a Maia. (já esteve no Porto). É neste contexto que neste Blog "a Baixa do PORTO" me causa estranheza que se esteja a discutir se se deva falar apenas da cidade do Porto, ou da área Metropolitana. Fica claro para todos que os residentes da cidade do Porto migram ano após ano para as cidades vizinhas, Matosinhos, Maia, Vila Nova de Gaia, Gondomar. As soluções de mobilidade, como o Metro do Porto, passam pela interligação dessas diferentes cidades. Mesmo que com soluções de Trolley, ou Metro sobre rodas, como lhe preferirem chamar.
Já aqui se discutiu também se os esgotos que a cidade do Porto liberta no Rio Douro, ainda que por avaria na ETAR podem afectar as praias de Vila Nova de Gaia. Não vejo porque não se possa discutir os Centros de Congressos num óptica semelhante, do Grande Porto, versus só o Porto. Ainda que entenda o argumento do nome deste espaço. Espanta-me por exemplo que a AEP, responsável pela Exponor e venha afirmar que o projecto visa "a preservação de todas as árvores dos jardins", quando são públicos os documentos sobre o projecto. A entidade afinal já é responsável pelo EuroParque e Exponor. A somar ao centro de congressos na Alfândega, haverá mercado para 4 espaços concorrentes, mas quase todos geridos pela mesma entidade?
Sendo claro para mim o benefício da concorrência, penso ainda que pelo menos no Grande Porto as Autoridades Metropolitanas deviam ter mais actuação, nomeadamente sobre localização de centros de congressos ou política de transportes. Vejo mais benefícios em que passem a ser parceiras, do que ao andarem a tentar desviar investimentos umas das outras. Provavelmente estou a ser utópico, mas gostava muito que essa questão viesse para a mesa na vizinha reflexão para as eleições autárquicas.
Cumprimentos,
Carlos Manta Oliveira