De: TAF - "O que se perderia e a solução"

Submetido por taf em Segunda, 2009-06-22 18:58

Rua Dr. Adriano de Paiva


Nesta panorâmica feita agora "a martelo" da Rua Dr. Adriano de Paiva, imagine-se uma parede contínua ao longo de todo o lado direito do jardim desde o edifício lá ao fundo, depois paralela ao passeio no plano mais próximo e terminando junto da transição entre a imagem central e a da esquerda. Imagine-se essa parede com o topo à cota do beiral do edifício ao fundo (mais alta, portanto, que os restantes edifícios da rua) e do tamanho da árvore ao centro, de que a fotografia nem consegue apanhar o extremo. Visto do exterior da escola, é mais ou menos isso que Carlos Prata propõe para a Filipa de Vilhena, respondendo certamente ao caderno de encargos que lhe foi entregue. Vale a pena dizer mais?

PS: É talvez o estilo "condomínio fechado" - interiormente poderia eventualmente ficar aceitável mas, visto de fora a partir dos edifícios de habitação, é apenas uma barreira alta e longa que mata um jardim.

PS 2: A Ana lembrou-se há pouco de uma excelente alternativa, que resolve o problema. Há um terreno da Câmara, mesmo ao lado da escola, que está neste momento abandonado. A expansão pode ser lá feita, evitando-se os inconvenientes relatados anteriormente e ao mesmo tempo dando destino a este espaço ainda por tratar, que é grande e permite até aparcamento automóvel.

Terreno adjacente à escola