De: Nuno Quental - "Já ninguém gosta de árvores nem de jardins?"
Boa tarde
O Ministério da Educação não gosta de árvores. Temos visto várias intervenções em escolas que, naturalmente, seriam de aplaudir, mas que incompreensivelmente fazem tábua rasa dos belos jardins que algumas escolas ainda possuem (ou possuíam).
Mas a fúria destrutiva não pára. Vieram a lume notícias sobre o que se pensa fazer no Palácio de Cristal. E eis que surge, como sempre, mais uma infra-estrutura dentro de um espaço que deveria ser verde. Ainda por cima, pelo que se consegue perceber da infografia publicada no JN, trata-se de um edifício completamente descontextualizado. Espero que o IGESPAR não o aprove.
Eu só pergunto: mas por que é que não ficam quietinhos? É que nos dias de hoje já não há desculpa para se continuarem a maltratar os espaços verdes. O Palácio de Cristal será, a par com Serralves, dos mais bonitos da cidade. Já tem 2 grandes equipamentos, e já chegam. Querem construir mais? Façam-no noutros sítios, em sítios degradados e que precisem de um alavanca para ganharem novas dinâmicas. Puxem um pouquinho só pela imaginação. Certamente aqui na Baixa do Porto surgiriam logo uma dúzia delas de aproveitar.
Fico sinceramente preocupado. Parece que já não há bom senso. Peço à CMP: cuide do Pavilhão dos Desportos, mas deixe o resto como está, quer dizer, sem mais construções.
Nuno Quental