De: TAF - "Filipa de Vilhena - no melhor pano..."

Submetido por taf em Quarta, 2009-06-17 18:04

Vista aérea da escola


A Escola Secundária Filipa de Vilhena, ao que me consta, tem tido uma boa gestão. É uma escola calma, aberta à comunidade, limpa, agradável, com bons resultados pedagógicos. Contudo, prepara-se agora para fazer grande asneira: destruir parte significativa do seu espaço verde, impermeabilizando solo e derrubando árvores, perdendo também área dedicada ao desporto, para construir pavilhões novos.

Não consigo perceber que política é esta de apostar em construção nova quando se sabe existirem tantas escolas a fechar por falta de ocupação! Ainda há pouco tempo se falava, por causa deste tema, na Carolina Michaelis, na Rodrigues de Freitas, na Alexandre Herculano, etc. Terá havido um súbito afluxo de alunos à cidade do Porto que me tenha escapado e provocado a sobrelotação dos espaços existentes? Ou será mais um "investimento socrático", daqueles cuja racionalidade nem vale a pena tentar avaliar?

Se não me engano estas obras, sendo da responsabilidade da Administração Central, dispensam licença da autarquia. Contudo, valia a pena o Vereador do Urbanismo investigar o que se passa, para ver se ainda vamos a tempo de corrigir mais um ataque ao ambiente. E, já agora, sugiro também a blogs como este da própria escola que analisem e comentem este caso. O respeito pelo ambiente começa por nós. (As obras preparatórias já estão a decorrer, o estaleiro está a ser montado.)