De: Pedro Freire de Almeida - "Artigo no JN de ontem"
Li com muito interesse o artigo do JN escrito pelo Tiago Azevedo e escrevo a propósito da “sugestão”: “exijamos aos candidatos a presidente das câmaras do Porto, de Gaia e de Matosinhos que preparem a fusão destes três concelhos, nem que seja como etapa inicial de uma posterior reorganização territorial mais vasta.”
Está aí um tema “fracturante” com qualidade: esteja-se ou não de acordo, implica uma resposta à questão do “somos capazes de nos governar localmente?” sem cair na “conversa mole” do referendo nacional a propósito da regionalização (ainda que seja previsível um referendo às autarquias envolvidas para obter o acordo das populações envolvidas).
Sem pretender riscar nada sobre o tema, também posso imaginar que o modelo autárquico para uma “super-câmara” como a proposta não poderá ser semelhante ao actual. E daí levantarem-se muitas mais questões e polémicas. Se a proposta for levada a sério temos debate para uma década…
É de desafios assim que a campanha para as autárquicas poderá ser clarificadora do pensamento político das distritais partidárias, dos autarcas de 1ª e 2ª linhas e da “sociedade civil” das respectivas paróquias.
Um abraço
Pedro Freire de Almeida
(aka pepe in novo mundo)