De: João Freitas - "Circuito da Boavista 2009"
Mesmo sabendo que este blog não é muito de corridas de automóveis mas, tratando-se de um evento intrinsecamente ligado à cidade do Porto e sendo as corridas no Circuito da Boavista, como se prevê, um ponto alto da pré-campanha eleitoral do Dr. Rui Rio, achei por bem correr o risco de fazer aqui um "pequenino" comentário. Sendo ainda eu um entusiasta militante deste desporto, junto assim o útil ao agradável. E não estarei só porque, ao que sei, pelo menos o Pedro Aroso é também um aferroado dos carrinhos antigos.
Encontrei, alguns dias atrás, um artigo interessantíssimo no fórum da revista Autosport intitulado "Circuito da Boavista 2009" onde se dá a entender que, a dois meses do circuito, ninguém sabe ainda qual o programa do evento. Como se sabe, e isto vale para os automóveis, para o futebol ou para a ópera, é de mau gosto anunciar em grandes parangonas - bilboards, outdoors, como se diz agora - um espectáculo para o qual ainda não há programa. Muito menos vender bilhetes, e a que preços! Melhor, seria aceitável em Dezembro de 2008 quando o circuito foi apresentado ao público, mas não agora, a dois meses de acender o semáforo de partida.
No artigo aventa-se a hipótese de isto estar ligado à troca de promotor. Sinceramente, não sei, mas aqui há algo que não está a correr de feição. Aparentemente, tudo está bem. Sabemos onde vai ser o teatro, quando vai ser, quem é o encenador, quanto custa, mas ... não sabemos qual vai ser a peça. Aqui há gato! Curiosamente, encontrei outra notícia no site do AIA (Autódromo Internacional do Algarve) em que se dá nota da apresentação do Algarve Historic Festival, para Outubro, e em que este evento é classificado como sendo "sem sombra de dúvidas, o maior Historic Festival realizado na Península Ibérica", este ano. E esta, senhor Presidente? E este evento já tem programa! É a cópia do que se passou na Boavista em 2005 e 2007 (GP Histórico). Até trazem cá a Signora Teresa de Fillipis, que esteve no Porto nos dois últimos circuitos, como mascote. Mais, o promotor é, nem mais nem menos, o despedido do Porto e que foi trocado pelo amigo do presidente, Manuel Rocha, da PA Leading, um homem especialista na Feira Gastronómica do Porco de Boticas!
Não sei o que isto vai dar mas, o meu maior desejo é que isto se esclareça e que tenhamos um evento ao nível que a cidade merece. Não a façam passar vergonhas!
João Freitas, Porto