De: Vitor Silva - "Política Aberta no Porto - Europeias"
A ideia do evento que estou a tentar organizar e que apresentei ontem é poder aprender com os intervenientes um pouco mais sobre o Parlamento Europeu, nomeadamente:
- - perceber em que consiste realmente o Parlamento Europeu e qual a efectividade dos seus poderes;
- - já sabemos que algo como 70% da nossa legislação depende da Europa mas o que é que isso quer realmente dizer?;
- - como é que funciona mesmo o Parlamento Europeu? revisitar a eleição do presidente do parlamento;
- - perceber de que forma um deputado em 785 (número total de eleitos) se consegue fazer ouvir e como tem de se relacionar para conseguir passar alguma mensagem;
- - perceber que tipo de perguntas/pedidos faz sentido fazer-lhe
- - comparar o estatuto do deputado nacional com o dodeputado europeu no que diz respeito à representatividade geográfica;
- - perceber de que forma pode um deputado europeu ser importante para uma região de um país;
- - perceber como se relacionam os diferentes órgãos europeus (Parlamento, Comissão e Conselho);
- - rever a questão da falta de debate interno e democracia interna => exemplo Tratado de Lisboa e a Irlanda
- - (...)
Mas para além de ouvir gostava também que este fosse um espaço em que esses convidados também nos pudessem ouvir... pelo menos mais do que o habitual minuto ou dois por intervenção a que normalmente temos direito neste tipo de debates seguidos de respostas normalmente de 30 segundos (há certamente honrosas excepções) A forma que eu imagino que isso seria possível era, dependendo do número de inscritos claro, dar o palco por 5 minutos a cada pessoa para apresentar uma ideia, sendo depois essa ideia comentada pelos diferentes convidados. Por exemplo, Daniel Rodrigues poderia aproveitar este espaço para perguntar "O que terão os candidatos ao Parlamento Europeu a dizer sobre a Ferrovia Nacional no contexto Europeu(...)"
Como referi ontem, para isso vou precisar do apoio de mais algumas pessoas para me ajudarem a organizar este evento. Nos próximos dias vou detalhar mais aquilo que já pensei e (espero eu) incorporar as vossas sugestões. Quem estiver disponível por favor contacte-me. Podem deixar-me alguma mensagem no meu blog, enviar uma mensagem via twitter ou então enviar um mail para o blog da Baixa do Porto a pedir o meu contacto. Entretanto criei também um grupo no Facebook para tentar chegar a mais pessoas.