De: Ana Maria Rodrigues - "Eleições. Muda assim tanto, senhores candidatos?"
Na quinta-feira decorreu na Alfândega do Porto o lançamento da candidatura da Dr.ª Elisa Ferreira à Câmara Municipal. Já é hábito aqui no Porto, no período das eleições, a cidade ficar meia alucinada com as várias candidaturas. Tudo o que o Porto ambiciona há décadas é descrito por palavras através dos vários candidatos, deixando-nos a sonhar com futuros incertos. É como me sinto neste momento. Um pouco confusa e sem vontade de continuar no Porto. Por um lado estou sem crença no Dr. Rui Rio, não tem um rumo para a cidade, dizem que é pessoa séria, mas não chega! Também tenho consciência que o Dr. Rio Rio não está sozinho, e muitas das decisões que tomou foram causadas pela quantidade de gente que o está a assessorar durante estes mandatos, que não percebem nada do Porto.
Tenho muitas dúvidas também quanto à candidatura da Dr.ª Elisa Ferreira, porque se por um lado parece ter um pensamento sólido, por outro quem a está assessorar na candidatura ou nas futuras listas faz dela uma candidata frágil e que deixa muitas reservas no futuro. O aparecimento nas notícias de nomes para a lista de Elisa Ferreira como "Manuel Correia Fernandes, Ricardo Bexiga, Palmira Macedo e Ricardo Magalhães" deixa perceber que, no futuro próximo, a Câmara do Porto, se mudar de cor partidária, voltará às imagens do passado Porto 2001, com as mesmas personagens, com as mesmas mega-ideias que pouco alteram a cidade e a tornam apática.
Gostava que a cidade fosse mais dos portuenses e menos destes núcleos de pseudo-intelectuais, que teimam em achar que a cidade deve ser elitista. Mas o pior é que vemos a Dr.ª Elisa Ferreira a juntar-se a estes grupos, o que não é bom vento, nem bom casamento. Esta cidade precisa de gente capaz e que tenha energia positiva. De cinzento já basta o granito do Porto!
Beijos e abraços!
Ana Maria Rodrigues