De: Alexandre Burmester - "Bolhão"
Depois de tanta discussão sobre o Bolhão, de tantos projectos e de tanta tinta que rolou, a Câmara veio apresentar o Programa Preliminar sobre a intervenção a fazer. Se há vezes que aqui critico as entidades por atitudes menos claras e positivas, não posso agora deixar de manifestar o meu agrado pelo Programa avançado.
Fez a Câmara tábua rasa das ideias “fantásticas” que ultimamente tinham surgido sobre a intervenção no Mercado. Esqueceu os estacionamentos sem sentido, a ideia de reconversão do edificado de forma patética e de fetiche imitando o antigo, e limita o seu Programa naquilo que o Bolhão tem e deverá manter que é o seu uso e a sua função. Chama-lhe de “Mercado de Sabores e Aromas tradicionais”, e com ideias simples e formas de intervenção menos sofisticadas poderá assim vir a transformá-lo num equipamento urbano de mais-valia para o centro. Tão simples que até parece fácil.
Espero que agora as Associações que se tem manifestado e gritado tanto, tenham a hombridade e a honestidade intelectual de vir a congratular-se e a defender este programa. E digo defender de forma dupla, porque bem sabemos que mudam as câmaras, mudam os dirigentes, e haverá que garantir a continuidade destas opções.
Alexandre Burmester