De: Sérgio Caetano - "Programa Preliminar do Mercado do Bolhão"
A Câmara do Porto apresentou na sexta feira, dia 23, o "Programa Preliminar" para a reabilitação do mercado do Bolhão. O documento completo está disponível no blog da Plataforma.
O programa apresenta aspectos interessantes mas há uma questão fundamental que me deixa muito preocupado: não há qualquer garantia da Câmara para os comerciantes do interior do Bolhão, ao contrário do que acontece com os do exterior. Estamos a falar de pessoas, algumas delas com 60, 70 e 80 anos de idade, que deviam merecer o maior respeito e consideração por parte dos responsáveis autárquicos. São gerações inteiras de Bolhão que sem dúvida constituem um património humano importante da cidade, e que continuam na incerteza do futuro, com o precário estatuto de "ocupantes" das suas bancas, apesar de pagarem todos os meses a sua renda.
É preciso não esquecer que se o Bolhão não tem condições de salubridade e higiene, a culpa é única e exclusivamente da autarquia, ou seja, dos vários executivos que por lá passaram nos últimos anos, e não dos comerciantes que nada podem fazer para inverter esta situação. Os consumidores "exigentes", de que o vereador Lino Ferreira tanto fala, não querem um Bolhão "gourmet"... Querem um Bolhão "à Porto"! E é por ele que vão continuar a batalhar.