De: Daniel Rodrigues - "Parque Biológico contrói cúpula?"
Não compreendo esta notícia. A meu ver, será uma duplicação de infraestruturas a poucos quilómetros de distância, uma vez que já existe um Observatório Astronómico em Vila Nova de Gaia, sito no Monte da Virgem, gerido pela Universidade do Porto, que teria espaço para eventos deste género e eventualmente criação de infraestruturas equivalentes.
Naturalmente, não estou dentro do projecto, e certamente vão existir alguns benefícios com este investimento mas, sinceramente, parece-me sair fora do âmbito a que se devia dedicar o Parque Biológico... Da notícia no Jornal de Notícias, aparenta abandonar-se o cunho tradicional do Parque Biológico (recuperação e apresentação dos eco-sistemas nativos da região), para um maior espectáculo e transformação em Jardim Zoológico. Posso estar enganado, mas o artigo parece transmitir essa ideia.
No seguimento desta crítica, aqui fica também um alerta para abrir com mais frequência o Observatório Prof. Manuel Barros à sociedade civil com eventos que capturem a imaginação dos estudantes do Grande Porto para o Espaço.
Finalmente, aproveito ainda para realçar que o Parque Biológico é uma valência do Grande Porto que me parece sub-aproveitada. Nomeadamente, por se encontrar fora do centro urbano e com péssimos acessos. A Metro do Porto e o poder político deviam encarar com urgência a construção de uma linha que servisse o troço Santo Ovídio - Vilar de Andorinho - Avintes, eventualmente com término no Parque Biológico. Creio que a utilização cresceria exponencialmente, e que seria uma mais-valia tremenda para uma melhor educação e consciência ambiental das populações do Grande Porto. Para além de se tornar um excelente programa de fim-de-semana.
Melhores cumprimentos,
Daniel Rodrigues