De: José M. Varela - "Documentos comprovativos dos salários dos cargos de nomeação política na CMP"
Quando surgiram, pela primeira vez, as revelações sobre os salários principescos que a Câmara Municipal do Porto pagava aos cargos de nomeação política, o presidente da CMP veio rapidamente acusar quem tinha denunciado publicamente esta situação de "mentiroso" e "cobarde". Ficamos à espera, em vão, que Rui Rio provasse documentalmente a veracidade destas suas acusações.
Finalmente algo de mais substancial começa a aparecer. No site do PCP-Cidade do Porto foram recentemente publicadas as cópias dos documentos que demonstram a veracidade das denúncias feitas por Rui Sá e pela CDU da distribuição de cargos políticos, altamente remunerados, a clientelas da coligação no poder pelo Dr. Rui Rio.
Pode-se analisar o contrato de prestação de serviços da Eng.ª Raquel Castelo-Branco (ver aqui), os sucessivos requerimentos da Assembleia Municipal sem resposta a inquirir sobre a avença do Eng.º Poças Martins (ver aqui) e a proposta que equipara o vencimento dos membros do conselho de administração das empresas municipais (que abarca nomeadamente o caso do "deputado voador" Ricardo Almeida") ao vencimento dum vereador a tempo inteiro (ver aqui).
No fim quem fica mal no retrato é o Dr. Rui Rio, que procura ocultar estas nomeações da sua exclusiva responsabilidade pessoal, tentando lançar uma "cortina de fumo" de insultos em vez de assumir com coragem as suas opções políticas.
José Manuel Varela