De: Jaime Veloso - "Parque da Cidade - Central Park"
A pista para os aviões da Air Race foi asfaltada em cima de um terreno que não tinha vegetação (ainda não era parque) e que servia ou é contiguo ao queimódromo. Parece-me que está exactamente na zona onde há problemas, em tribunal, sobre a propriedade desses terrenos.
40.000 m2 asfaltados se a pista tem como se diz 750m então teria que ter de largura 53m a de Sá Carneiro só tem 45m de largura, não se está a incluir o queimódromo. Fala-se em 750 metros asfaltados e pelo visto - destruíram uma parte importante desse património - o que é que lá existia para ser destruído?
O Central Park tem 10.000 metros de estrada asfaltada no interior em atravessamentos por automóveis, com limitações de horário. O Central Park tem dois ringues de patinagem, campos de basebol, courts de ténis, um magnífico e enorme museu - o Metropolitan, uma excelente casa de chá, lagos onde se fazem regatas de miniaturas de barcos à vela telecomandados, cavalos a puxar charretes, e também os fatos de treino tactel e similares. Tudo convive sem problemas à boa maneira NYC, desde os enormes concertos com dezenas de milhar de pessoas, até às performances de amadores, músicos, actores, dançarinos, patinadores, etc,etc.
Por cá qualquer corrida de aviões, só 3 ou 4 dias no ano, que parece que movimenta o interesse de centenas de milhares de pessoas, é logo criticada a iniciativa porque é patrocinada por uma empresa privada (que chatice devia ser o erário público a pagar) e porque o Rui Rio é que gosta.
Cumprimentos, e para quem gosta boas acrobacias aéreas.
Jaime Veloso Martins