De: Alexandre Ferreira - "Limpeza urbana"
Em tempos de cidades criativas, SRU e reconversões do Aleixo, gostaria de apontar um dos mais graves problemas que enfrenta o centro histórico do Porto. Em toda a área, de Cedofeita às margens do rio, o lixo, a incúria, a sujidade de proporções napolitanas acumula-se de forma asquerosa.
Numa cidade com cada vez mais turistas, é impressionante ver como nestes últimos meses se tem visto dias, semanas sem que alguém limpe o lixo que se espalha por passeios e praças. Como habitante no centro da cidade, esta degradação verificada nos últimos tempos faz-me questionar qual a real intenção de fixar população, sobretudo se comparar com a melhor manutenção que se verifica em zonas como a Boavista, Foz e Marechal. Acredito que os milhares que nos visitem são capazes de compreender as razões que levaram à degradação do edificado, mas duvido que se sintam bem e compreendam o estado vergonhoso do espaço público a que esta Câmara deixa chegar.
P.S.- O mesmo município tão pouco activo na limpeza urbana, é estranhamente veloz em ir visitar as pessoas que denunciam para os seus serviços estas situações.