De: Susana Gonçalves - "Finalmente o Aleixo vai abaixo"
Finalmente uma boa notícia no combate à descriminação social e ao tráfico de droga: o Aleixo vai ser demolido. Faço, desde já, aqui um parentesis. Quando falo de discriminação, refiro-me a pessoas como o senhor que já escreveu neste espaço. Não vivo num bairro mas conheço muito boa gente que habita num e devo-lhe dizer que um bairro social é como outro local qualquer: há de tudo com o inconveniente da discriminação que resulta naquilo em que o Aleixo se transformou, ou seja, um local onde ninguém quer entrar, tornando-se o habitat ideal para os indigentes.
Mas vamos ao projecto. Com interesses ou sem interesses, o negócio proposto por Rui Rio é genial. O privado constrói ou reconstrói no centro histórico e Baixa, ajudando à reabilitação da cidade e trazendo para a sua origem centenas de pessoas que vivem no Aleixo e que são provenientes do centro da cidade. Estes privados entregam depois os edifícios à Câmara para que sejam realojadas as pessoas e ganham uma parcela de terreno num dos locais mais privilegiados da cidade, local onde se encontram as torres do referido bairro. Pelo meio ainda será feita uma triagem de quem tem, de facto, direito a casa o que, só aí, poderá expor aqueles que se dedicam a actividades menos lícitas. E agora a cereja em cima do bolo: tudo sem gastar o dinheiro dos nossos impostos.
Podemos discordar de muita coisa que o Dr. Rui Rio faz, mas não podemos dizer que ele não tem jeito para os números...
--
Nota de TAF: permita-me um comentário - Rui Rio demorou mais de 3 anos a perceber a solução que já muitos tinham sugerido...