De: Teresa Stillson - "O São João e o PSD"
Embora participante de fresca data, acompanho o blogue quase desde o início e já tive oportunidade de antes dar conta do desagrado com que verifico a sua PPDização (do blogue).
Caríssimo TAF
Não vejo qualquer interesse particular para o Porto e para a região naquilo que foi dito ou é narrado nos seus posts sobre o congresso – com excepção talvez do facto de se ter realizado em Guimarães. Igualmente considero algumas das suas respostas em rodapé como um pouco sobranceiras. Mas, enfim, o blogue é seu e você fará dele aquilo que bem entender. No entanto, não será certamente por esse tipo de posts que continuarei a visitá-lo.
Também lhe digo que não partilho do seu entusiasmo relativamente à forma como o crê que é pela militância partidária que isto lá vai. Principalmente quando essa militância é um pouco atabalhoada e embarca, claramente, no tom fracturante que tem sido a perdição do PSD. Caro TAF, dizer que Manuela Ferreira Leite talvez ganhe as eleições em 2009, especialmente se Sócrates continuar a ajudar, não abona em favor da sua militância! Mas, também creio que esta excitação é um pouco comparável à do “caloiro” que se vê, pela primeira vez, longe de casa e em que tudo para ele é novo. Principalmente depois de encontrar um “mais velho” que o adopta e que o protege e a quem ele vota uma fidelidade a toda a prova. Não se preocupe, caro TAF, que esta excitação passa a partir do 3º ano e com os primeiros revezes (espero que não com os chumbos!!).
Caro TAF, igualmente lhe digo que, para quem não gosta de futebol, a sua cobertura do congresso laranja fez-me lembrar os “jogos em directo” do site “maisfutebol”. O relato recorda-me o Gabriel Alves com a excepção de que se esqueceu de referir as indumentárias e as cores das gravatas. Quanto às fotografias, fazem inveja ao saudoso “Malacó”. Principalmente a de MFL sobre a “linha de golo”!
Que tal se falássemos do Porto e da regionalização? Falou-se disso no congresso? “Política de descentralização gradual mas sustentada?”. Ouvi dizer que, pelos vistos, o Dr. Rui Rio está “sustentadamente” a “considerar a hipótese” de “talvez”, “provavelmente”, “se lhe pedirem muito”, “eventualmente”, “agora sim”, “vir a considerar interessante” votar favoravelmente a regionalização.
E o S. João? Ninguém diz nada sobre a cimeira PS-PSD que se vai passar hoje a bordo de um famigerado barco, ao largo de Miragaia, nas barbas de LFM? Isto é que é militância, sim senhor! Será que Rui Rio vai ser Primeiro Ministro, especialmente se António Costa continuar a ajudar?
Por mim, como todos os anos, vou pôr o manjerico na varanda, assar a bela sardinha e lançar o balão à meia noite!
Bibó Porto e o São João!