De: TAF - "Santana rouco e constipado, e depois Ângelo Correia"
00:05 - Santana Lopes felicita MFL e também Passos Coelho pela intervenção dele de há pouco. "Não passa pela cabeça, em nome da ética, que a nova Direcção tenha condescendência com atitudes de pesca à linha de quem agora muda de posição". Gostou da intervenção de MFL em vários pontos, mas não concordou que Sócrates tenha ignorado nos últimos tempos o PSD, só noutra altura anterior em que o PSD tinha mais dificuldade em afirmar-se. Refere a dissonância entre algumas moções aprovadas e a política defendida pela líder.
00:15 - A comunicação social está desde há cerca de 2 horas em actividade máxima aqui no Congresso.
00:17 - Santana preocupa-se com o "abuso de autoridade" no país, fomentado por Sócrates.
00:19 - Não vem dizer que está disponível para colaborar, mas tem esperança de concordar com o rumo escolhido pela nova liderança. "Será que aqueles que não concordam com a nova direcção têm a mesma legitimidade para expressar os mesmos protestos, dar as mesmas entrevistas?" Grandes aplausos, "PSD, PSD". Constata que MFL não teve esse tipo de atitudes pouco éticas. "Não é por algumas pessoas voltarem ao poder que passaram a existir militantes de primeira e militantes de segunda. Basta vermos algumas presenças neste congresso para perceber que as eleições estão próximas." ;-)
"Respeitar quem ganha", e termina. Claque organizada nos observadores, aplaude. A rouquidão e a constipação entretanto passou qb., com o entusiasmo.
00:25 - Fala Ângelo Correia, dizendo que regressou para ajudar e que agora se despede. Queria trazer mais pessoas para o partido, porque queria pensar, não exercer o poder. Falhou em várias coisas, mas não vai falar do que correu mal, o tempo é de esperança. Muito aplaudido. "Saio do palco, mas não saio da política. Nunca sairei do PSD. Quando estivermos em combate, chamem-me!" Aplaudido de pé, "PSD, PSD". Até amanhã.