De Xavier Briga - "Urge um novo partido"

Submetido por taf em Sexta, 2008-06-06 00:29

Caro TAF

Passe o exagero, a cada três ou quatro "posts" que são colocados n' "A Baixa do Porto", o Tiago lá responde com um link para ofuturoeagora.blogs.sapo.pt como se fosse um "livro" de revelações. Sinceramente, da campanha para as eleições do PSD, não vi surgir qualquer ideia, vontade, compromisso ou inspiração para resolver os grandes problemas do País em geral, e da região Norte em particular. Não vi isso em nenhum dos candidatos "tradicionais", nem no Pedro Passos Coelho. Não vi, nem esperava ver. Como também não vi, nem espero ver, em qualquer um dos outros quatro partidos representados na Assembleia da República. Pura e simplesmente são estruturas que não têm qualquer incentivo à mudança dos equilíbrios estabelecidos. A mudança não vem daí. A mudança virá de uma outra qualquer força social que crie um desequilíbrio neste sistema cristalizado.

O que interpreto das palavras do Jorge Fiel é simples: o sistema político e partidário actual tem conduzido a um empobrecimento e perda da competitividade da Região Norte, com impactos claros e simples de perceber: 100 mil desempregados, milhares de pessoas obrigadas a emigrar, degradação urbana, empobrecimento cultural, etc, etc, etc. Este sistema não serve, porque distorce a concorrência. Todas as pessoas do Norte são obrigadas a financiar (via impostos) um sistema que atribui menor valor aos seus interesses/necessidades do que aos interesses/necessidades de outros protagonistas (podemos fazer uma lista infindável de exemplos). É uma ilusão pensar que vai ser diferente se não introduzirmos incentivos distintos aos governantes. E, na minha opinião e no que julgo interpretar das palavras do Jorge Fiel, isso só poderá ser feito se fizermos valer o peso demográfico da região em votos. Para isso é necessário concentrar votos num partido que clara e inequivocamente defenda a nossa agenda. Não tenho dúvidas que um partido das gentes do Norte, com uma votação massiva, seria o desequilíbrio que o sistema partidário necessita e contribuiria para uma ampla melhoria das suas condições de vida. Umas eleições bastariam... depois até poderia ser dissolvido.

Xavier Briga
--
Nota de TAF: os links (cá vêm mais uns...) para reflectem o facto de aí estar com algum detalhe a justificação de várias afirmações que aqui fiz. Num dos posts coloquei os apontadores para os 20 principais textos que lá escrevi. Valem o que valem, mas foi pelo menos uma tentativa de expor de forma mais concreta aquilo que penso.