De: F. Rocha Antunes - "Hoje eu sou portista"
Meus Caros
Nunca pensei escrever sobre futebol, que é uma actividade que não aprecio particularmente. Sobrevivi até aos 45 anos a todas as conversas de futebol à minha volta com a condescendência dos meus amigos que sempre me acharam um tipo estranho por não ligar ao assunto. Não consigo ficar indiferente ao que se passa com o Futebol Clube do Porto, porque é demasiado importante para esta cidade e para esta região. Depois de a cidade já ter perdido o Salgueiros, de estar em vias de perder o Boavista, o revés que é para a cidade o eventual afastamento do FC Porto da Liga dos Campeões é um sinal muito claro de que algo está a correr muito mal, até para mim que não percebo nada disto.
Indiscutivelmente o FCP é um caso de sucesso e de gestão que soube, consistentemente, demonstrar o seu valor onde realmente importa, dentro das 4 linhas. A projecção da cidade no mundo é também construída pelos sucessos do FCP. Fiquei naturalmente preocupado quando o FCP foi condenado por corrupção desportiva e, no país que parece ter inventado a indústria dos recursos, tomou a estranha decisão de não recorrer, conformando-se com a condenação e dando um sinal de aceitação de algo que nunca se negoceia, a honra. Para quem está de fora do futebol não consegui perceber mais do que isto.
Agora que há tantas dúvidas sobre o que vai acontecer e que o nome do FCP está a ser manchado por todo o lado não me resta dizer outra coisa que não seja que hoje eu sou portista.
Francisco Rocha Antunes
Gestor de Promoção Imobiliária