De: Nicolau Pais - "Bandeiras, "Bandas Sonoras" e Qualidade de Governação"
Não ponho qualquer resistência ao projecto Porto Bandeira Azul; a qualidade do currículo do Dr. Poças Martins serve apenas de antecâmara àquela que é, se calhar, a única medida capaz de influência estruturante na Cidade em 7 anos de Governação. Mas, como todos os planos, há o lançamento e há a execução; há os dividendos políticos a retirar e há as transformações. E é na parte da execução que centro o meu post, nomeadamente aos trabalhos executados pela Redegas, empresa a quem foi concessionada a obra necessária, e na ingerência que as fotos documentam por parte de quem encomenda essa mesma obra. Procurei no site da Câmara e no site da Junta de Nevogilde saber das condições contratuais e as razões para tal concessão e não encontrei nada - gostaria, por exemplo, de saber qual o custo da obra total, mas as placas colocadas junto aos trabalhos também nada dizem.
Por toda a Freguesia de Nevogilde surgem estes improvisados remendos, estas "bandas sonoras" improvisadas. Como se já não bastasse a inexistência de qualquer plano de intervenção ao nível da qualidade dos arruamentos ou minimização do impacto da afluência de tráfego (que se prevê aumentar exponencialmente com as mais-valias trazidas pelas Bandeiras Azuis), temos ainda que, em nome da "importância" do projecto, assistir à destruição dos arruamentos por parte de uma empresa, que, sendo privada, cumprirá apenas e tão só aquilo que o adjudicador público com ela tenha contratualizado.
Desfraldar bandeiras é fácil; difícil é manter a qualidade da Governação. Pena é que a seriedade propalada não transborde para a qualidade da administração do bem público.
Nicolau Pais
PS- As fotos documentam apenas uma parte do problema; seria impossível, tal é a dimensão da "praga", aqui documentar também as Ruas de Corte Real (em toda a sua extensão haverá talvez 12 destes "rasgos") ou Gondarém, por exemplo. As minhas desculpas pela falta de qualidade fotográfica - de qualquer forma, um rápido circuito a pé permitirá averiguar da veracidade do problema, capaz de "abanar" em certas situações, um autocarro.
PS de Cristina Santos: Acresce ao que aqui foi dito por Nicolau Pais o facto de por conta desta prioridade, e não desprestigiando o valor do projecto em curso e a sua urgência, estar o resto da Cidade à espera dos serviços das Águas do Porto para a ligação de ramais de saneamento, pagos há mais de 8 meses.