De: Vítor Pereira - "Futebol é o último objectivo da Portofobia"
No Renovar o Porto, Rui Valente, referindo António Alves que utiliza José Leite Pereira, mostra mais uma face da portofobia, falando ainda mais de futebol e levantando um véu sobre o mundo empresarial.
Mas em termos de personalidades relacionadas com o desporto Rei, hoje tivemos as declarações de José Mourinho e de Pinto da Costa. Se o primeiro nada disse sobre a actualidade desportiva, os jornalistas também não lhe perguntaram. Não seria importante saber a opinião do treinador campeão nacional, vencedor da taça e vencedor da UEFA Champions League e Taça UEFA, com as cores do FCPorto? Afinal, não reporta o Apito Final à sua "era"? O segundo, e à sua maneira, referindo Hélder Pacheco, falou não só de futebol como também um pouco da história do Porto (cidade e região). Aliás diria que deu uma aula de história, para avivar a (má) memória dos portugueses. Afinal já nos levaram tudo, só falta mesmo levarem-nos os campeonatos, as taças e fecharem as portas dos nossos clubes, depois as nossas almas também irão (mas não para Lisboa certamente).
No que ao desporto, propriamente dito, vejamos o que é feito em Lisboa, onde são dadas todas as condições aos atletas para treinar e evoluir. No Porto também há locais onde se pode evoluir. Na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, há docentes que são procurados pelo trabalho desenvolvido e ajudam (ajudam é a expressão correcta pois não são obrigados, não têm o dever, nem recebem nada por isso) diversos atletas. Contudo, devido às reformas efectuadas no ensino superior não existem fundos suficientes para pagar ordenados, quanto mais para investir em equipamento que se vai tornando obsoleto. Assim onde poderão os atletas nortenhos (por exemplo Vanessa Fernandes) treinar, serem avaliados e reavaliados, monitorizar as suas evoluções, procurar alguns pontos fracos e não descurar os fortes?