De: TAF - "Mais algumas notícias e comentários"
- Helena Roseta sugere requisição pública de imóveis devolutos - Eu concordo com a requisição pública (temporária), ou mesmo com a expropriação, se isso for o último recurso para evitar os prejuízos que o abandono de uma propriedade causa aos vizinhos e à cidade em geral. Por exemplo, numa situação caricatural em que um proprietário tivesse todas as condições para dar uso ao seu edifício e não o fizesse por puro capricho, e se esse facto provocasse a degradação significativa do espaço envolvente. Mas na generalidade dos casos as razões são bem diferentes e perfeitamente compreensíveis, como a indisponibilidade financeira para realizar obras ou, muito mais grave, a falta de capacidade do sistema de Justiça para resolver em tempo útil situações de conflito (existentes ou potenciais) entre senhorios e inquilinos. Por isso, antes de partir para a "bomba atómica", é indispensável resolver estas dificuldades estruturais do país: crédito suficientemente acessível e, acima de tudo, Tribunais a funcionar decentemente. Sem isso, requisição e expropriação não passariam provavelmente de eufemismos para pilhagem. É claro que as pessoas desesperam.
- Primeira Agência de Consultoria Social portuguesa nasce no Porto
- Solidariedade sustentável: Agência de Consultoria Social quer promover estratégias de qualificação - A iniciativa é louvável, mas continua em Portugal a apostar-se no "sem fins lucrativos" como se o lucro, quando bem aplicado, não fosse uma ferramenta provavelmente mais eficaz para promover o desenvolvimento solidário sustentável. É uma barreira cultural a ultrapassar.
- Câmara vende edifício por 610 mil euros
- Câmara quer 610 mil euros por prédio na Restauração - «"É uma venda avulsa. Tenho receio que a hasta pública esteja relacionada com o interesse manifestado por alguém na aquisição deste edifício", suspeita Rui Sá» - Desculpe?! É mau que haja alguém interessado? É insensato que a Câmara aproveite para vender em hasta pública um equipamento de que não precisa e que se está a degradar? Será coerente manter um imóvel devoluto, quando se lamenta a desertificação da Baixa?
- 60 mil assinaturas contra plano do Governo de introduzir portagens nas SCUT
- Norte lidera procura turística
- Exposição "Vida de Cão" na Reitoria da U.Porto: "Podem eles sentir?" - Tal e qual como nós.
- Cinema Trindade reabre portas ao público por oito dias
- Programa de MBA une cinco universidades do Norte e Centro
- Vida de Ricardo Jorge até 10 de Junho na reitoria da UP