De: TAF - "Regionalização: muitas vozes, poucas propostas"

Submetido por taf em Segunda, 2008-05-05 04:40

Depois de ter escrito este post em que referi a Regionalização, participei no debate lançado no Blasfémias a propósito das declarações de Pedro Passos Coelho em que propõe um referendo interno no PSD sobre este tema. Devo dizer que é preciso alguma paciência para manter uma discussão civilizada, porque o nível de agressividade é altíssimo... As pessoas apaixonam-se pela questão e têm dificuldade até em compreender a posição dos interlocutores, quanto mais discuti-la! Há quem julgue que nenhum interveniente, sem excepção a não ser eventualmente o próprio, passa do mesquinho jogo de interesses mais ou menos inconfessáveis. Com este pressuposto, o diálogo é árduo... mas não se pode desistir.

Deixo aqui a referência de mais dois blogs que abordam o tema: regioes.blogspot.com e norteamos.blogspot.com. Muitos outros haverá.

Se calhar devia usar preferencialmente o termo Centralismo para me referir a esta questão, pois em rigor a Regionalização não é a única maneira de combater o Centralismo (não vejam aqui já uma forma semi-encapotada de contrariar uma Regionalização, pois já me expliquei...). Na minha opinião, não devemos esperar que este tema venha ter connosco, temos também que ir estudar e debater nos locais onde ele tem vindo a ser tratado. Mesmo sabendo que há muito ruído e que ao final só uma pequena parte é reflexão séria e ponderada, com propostas concretas, não nos podemos dar ao luxo de desperdiçar aquilo que, apesar de tudo, vai surgindo com interesse.

Permitam-me reforçar este ponto: o Centralismo é o mal a combater; a Regionalização é um instrumento, não um fim em si.

(Publicado igualmente n'O futuro é agora)