De: David Afonso - "Jaime Lerner no Porto"

Submetido por taf em Sexta, 2008-04-11 09:21

Parece-me que trago aqui uma boa notícia:

O Núcleo Regional do Porto da Quercus, responsável pela organização das Jornadas Quercus de Arquitectura Sustentável (ver também aqui para consultar sessões anteriores), tem o prazer de anunciar que o último painel dedicado ao tema «Cidades Sustentáveis» (dia 24 de Maio) vai contar com a participação do Arq.º Jaime Lerner, que se deslocará a Portugal expressamente para participar neste evento. Recordamos que para além do ex-Prefeito de Curitiba, as JQAS dão por confirmadas, para já, as participações da AdEPorto e da ExpoZaragoza 2008. Dada qualidade deste painel, recomendamos aos interessados que se inscrevam quanto antes, até porque já na última sessão tivemos uma ocupação de 100% dos lugares disponíveis no Auditório do Museu Nacional Soares dos Reis. Entretanto, decorrerá já no próximo dia 19 de Abril a terceira sessão dedicada ao tema «Sistemas de Avaliação e Certificação da Sustentabilidade de Edificações», cujas inscrições estão quase a encerrar.

"Jaime Lerner, nascido em Curitiba (17-12-1937), é arquiteto e urbanista formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná, em 1964.
Participou do desenvolvimento das diretrizes básicas do Plano Diretor de Curitiba (1966-69) e foi um dos fundadores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, onde ocupou a presidência no biênio 1968-69.
Três vezes prefeito da Cidade de Curitiba (1971-75; 1979-83; 1989-92), Lerner liderou a revolução urbana que fez da cidade referência nacional e internacional em planejamento urbano, principalmente em transportes, em meio ambiente, em programas sociais e em projetos urbanísticos.
Entre as duas primeiras gestões na prefeitura, Lerner assumiu, em 1975, o cargo de consultor da Organização das Nações Unidas – ONU, para Assuntos Urbanos.
Duas vezes governador do Estado do Paraná (1995-98; 1999-2002), Lerner realizou uma grande transformação econômica e social que mudou o perfil do estado, com a política de industrialização, de modernização da infra-estrutura, de capacitação e de melhoria da qualidade de vida nas cidades e no campo.
Pelo reconhecimento da sua obra em Curitiba e no Paraná, recebeu diversos prêmios e títulos internacionais, com destaque para o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), The 2001 World Technology Award for Transportation (2001), o Prêmio "The 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements", pela União Internacional de Arquitetos – UIA e o "2004 Volvo Environment Prize".
Proferiu palestras em importantes conferências, tais como no International Green Forum, Osaka, Japão (1986); na New York Academy of Sciences (1986); no Congresso Internacional da União Internacional dos Arquitetos - UIA, Chicago, EUA (1993) e na 53ª Conferência Anual das Nações Unidas (2000).
Nos períodos que não ocupou cargos públicos, exerceu intensa atividade em arquitetura e urbanismo. Obteve, em equipe, o 1º lugar no Concurso Nacional de Projetos para o Edifício-Sede da Polícia Federal, em Brasília (1967); 2º lugar no Concurso Internacional Eurokursaal, San Sebastian, Espanha (1966); Silver Medal no "International City Design Competition", University of Wisconsin, EUA (1989), e vários prêmios do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, seções estadual e nacional, por projetos e obras em arquitetura e urbanismo.
Em urbanismo, desenvolveu planos para várias cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju, Natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói; prestou assessoria em Caracas (Venezuela), San Juan (Porto Rico), Xangai (China), Havana (Cuba), Seul (Coréia do Sul) e é consultor das Nações Unidas para Assuntos Urbanos.
Em 2002 foi eleito, para um mandato de três anos, presidente da União Internacional de Arquitetos, onde tem como principal plataforma o programa "Celebração das Cidades", que convoca todas as nações e culturas do planeta à proposição de soluções para as suas cidades."

Fonte

PS: A organização deste evento tem-me roubado muito tempo, não tanto como à infatigável Adriana Floret, é certo, mas o suficiente para me manter arredado d'A Baixa do Porto. Mas isto passa.

Cumprimentos,
David Afonso
davidafonso @quintacidade.com