De: Cristina Santos - "Carlos Alberto - De Amarelo Cruarb"

Submetido por taf em Sexta, 2008-03-28 23:11

Obra em Carlos Alberto

Obra em Carlos Alberto   Obra em Carlos Alberto


As traseiras do quarteirão Carlos Alberto vão ficar em tom Amarelo Cruarb, ou pelo menos tudo aponta para essa tendência, janelas brancas, tubos de queda óxido de ferro. Devo dizer que por vontade da fotógrafa ficava um quarteirão cor-de-rosa, para espevitar o espírito feminino na nossa cidade, mas ninguém escuta os fotógrafos e portanto ficamo-nos pela tradição.

Por dentro continua tudo mais ou menos igual à semana passada, a discussão agora assenta no tipo de revestimento para as paredes da caixa de escada, uns apontam pladur de alta resistência, outros emassame tradicional, outros emassame e pladur, e ainda há a hipótese de pedra à vista. O problema é que tirados os «tentos» verifica-se que para regularizar a superfície o emassame ultrapassa largamente a espessura convencional, o pladur é bonito mas mesmo armado não tem a resistência pretendida, a pedra à vista é uma excelente opção já que as escadas vão ser em madeira com as tradicionais bombas e balaústres; vai-se ver se a pedra tem tratamento, resistência e aspecto que permita esta opção.

Perguntam os amigos da Baixa: que obras são estas em que não se previram estas situações? Ora bem, prever previu-se a situação utilizada por norma, mas como não estamos a falar de uma obra nova, em que vai tudo abaixo e se fazem paredes duplas no interior, vai-se vendo o que melhor se adequa, resiste e que potencia o valor histórico destas habitações.

Os trolhas já disseram: - Os engenheiros que decidam, a gente executa. Os arquitectos é que não gostam nada deste palavreado.

Bom fim-de-semana Baixa.